A escolha foi feita ao final da sessão desta terça-feira, 23 de maio, quando os vereadores aprovaram a indicação feita pelos jornalistas Alessandro de Paula e Anete Lacerda

A Irmã Maria Joana Otília, ou Irmã Otília foi eleita Cachoeirense Presente N.º 1 de 2023. A escolha foi feita ao final da sessão desta terça-feira, 23 de maio, quando os vereadores aprovaram por unanimidade a indicação feita pelos jornalistas Alessandro de Paula e Anete Lacerda, com apoio de representantes da Santa Casa durante sessão ordinária da Câmara Municipal no dia 11 de abril.

Nos últimos 60 anos, a religiosa da Congregação Jesus na Eucaristia dedica-se à oração e ao cuidado dos pacientes da Santa Casa de Misericórdia e outras unidades hospitalares de Cachoeiro de Itapemirim. A freira também ajuda nos trabalhos da “Casa das Irmãs”, onde mora no Colégio Jesus Cristo Rei.

Aos 89 anos, Irmã Otília recebeu com simplicidade o reconhecimento que pensa não ser merecedora. “Sou muito tímida e, fico ainda mais tímida com esse reconhecimento. Eu amo muito as pessoas, mas nunca pedi para ser amada (…) Só cumpro o que Jesus me mandou fazer”, disse.

Ela revela com orgulho o trabalho junto aos doentes. “Quero continuar com meus pezinhos no chão, com chuva ou sol, dia ou noite, indo e voltando no tempo que o Senhor tiver para mim (…) Enquanto estiver viva, vivo para os doentes”.

Irmã Otília atravessa a ponte municipal 4 vezes ao dia, ela sai a pé rumo à Santa Casa para confortar pacientes e até trabalhadores do hospital. Retorna ao colégio no horário de almoço, onde ajuda com as atividades domésticas. No início da tarde, retorna ao hospital e continua seus trabalhos até o início da noite. São aproximadamente 24 quilômetros diariamente.

“Meu coração está na minha congregação, na igreja, no hospital e na eucaristia. Por isso, quando me pedem a comunhão na rua, eu dou!”

Mineira nascida em Oliveira, cidade a 150 km de Belo Horizonte, Irmã Otília recebeu em março deste ano (2023), da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, o título de Cidadã Cachoeirense.

O certificado foi entregue pelo vereador Paulinho Careca em solenidade de homenagens da Câmara pela emancipação política do município. O documento é destinado a pessoas nascidas em outras cidades, mas que vivem em Cachoeiro.

Ainda em março, a religiosa recebeu outra homenagem, desta vez, pelas mãos do vereador Paulo Grola, que a entregou o título de Mulher Cachoeirense. Sendo uma cachoeirense reconhecida pelo legislativo, o jornalista Alessandro de Paula conta que vislumbrou a necessidade de reconhece-la e homenageá-la com esta honraria.

“Sabíamos que outros nomes, também merecedores, eram indicados para receber esta honraria na Festa de Cachoeiro de 2023, mas considerando que esta senhora já está com 89 anos, não podíamos esperar para homenageá-la no próximo ano. Queremos que ela continue conosco por muitas décadas, mas o tempo de Deus não é igual ao nosso. Por isso pedi, junto da Anete, que os vereadores avaliassem nosso pedido com carinho, assim o fizeram e felizmente foi eleita Cachoeirense Presente nº 1”. Comentou.

O título de Cachoeirense Presente Nº 1 é conferido a cidadãos, cujos trabalhos prestados à comunidade cachoeirense, se destacam no dia a dia. A escolha do nome é feita pelos legisladores por meio de votação. A honraria é entregue na Sessão Solene festiva da Festa de Cachoeiro, em junho.

“Quero agradecer aos jornalistas, vereadores e todos que estão felizes por mim.  Se esse reconhecimento torna as pessoas felizes, o recebo com muita gratidão e humildade”, completou a religiosa.

Fonte: https://diocesecachoeiro.org.br